Posted on /by João Carlos/ in Psicologia

Você sabe o que é Ludodiagnóstico?

VOCÊ SABE O QUE É LUDODIAGNÓSTICO?

A psicoterapia com adultos é baseada, substancialmente, pelos relatos verbais do paciente. No entanto, em relação ao atendimento psicológico infantil, utilizamos de outras técnicas para identificar comprometimentos emocionais, considerando que a criança não tem o pleno domínio da linguagem verbal.

Um instrumento bastante eficiente que dispomos para diagnosticar conflitos psíquicos vivenciados na infância é o brincar.  A brincadeira é obra prima da natureza humana. É natural e um sinal de saúde que a criança brinque. A partir desse gesto espontâneo e prazeroso que ela projeta e faz saber, por intermédio da observação analítica de um profissional em psicologia, das suas fantasias, desejos e conflitos.

Um ambiente lúdico corrobora ainda mais para tal disposição, sobretudo, por meio de utilização de brinquedos, estruturados ou não, onde simplesmente duas pessoas possam brincar juntas (paciente e terapeuta) e dessa forma caminharem rumo ao diagnóstico da personalidade e, principalmente, a resolução do conflito emocional da criança.

João Carlos Silva

Psicólogo – CRP11/13861

Crescer e Amadurecer

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?